quarta-feira, 5 de agosto de 2009

A Margem do Rio Piedra eu Sentei e Chorei

Não há nada mais forte que o amor, essa é a lição que se tira deste livro.
Paulo Coelho mistura de forma magnifica o amor carnal e o amor espiritual, mostra-nos de uma forma sublime que quando amamos nada é impossível, que os sonhos foram feitos para serem realizados e que basta acreditarmos para conseguir.
Todos temos um destino, podemos escolher cumpri-lo e sentirmo-nos realizados ou fugir dele e sentir para sempre que nos falta algo, que não estamos completos.
Na "Margem do rio Piedra", é a prova de que o paraíso existe na terra, não por ser uma história de amor com um final feliz mas sim porque mostra que tudo é possível, que os sonhos se podem realizar, que Deus não está lá em cima mas aqui em baixo, com cada um de nós e que não importa o nome que lhe damos mas sim a fé que temos nele.
Um livro magnifico.




"A perseverança é favorável" - I Ching

"Quem me dera que eu pudesse arrancar o coração do meu peito e atirá-lo na correnteza, e então não haveria mais dor, nem saudade, nem lembranças."

"Que as minhas lágrimas corram assim para bem longe, para que o meu amor nunca saiba que um dia chorei por ele."

"Parece ter acontecido há tanto tempo e no entanto, faz apenas uma semana que reencontrei o meu amado e o perdi."

"Procure viver. Lembrar é para os mais velhos."

"Talvez o amor nos faça envelhecer antes da hora e nos torne jovens quando a juventude já passou. Mas como não recordar aqueles momentos? Por isso escrevia, para transformar a tristeza em saudade, a solidão em lembranças."

"Todas as histórias de amor são iguais."

"O caminho é feito a andar."

"Percorria o mundo e deixava crescer as suas asas - enquanto eu procurava criar raízes."

"É preciso correr riscos, dizia ele. Só percebemos realmente o milagre da vida quando deixamos que o inesperado aconteça.
Deus dá-nos todos os dias - junto com o sol - um momento em que é possível mudar tudo o que nos deixa infelizes. Todos os dias procuramos fingir que não nos apercebemos desse momento, que ele não existe, que hoje é igual a ontem e será igual ao amanhã. Mas, quem presta atenção ao seu dia, descobre o instante mágico. Ele pode estar escondido na altura em que enfiamos a chave na porta, pela manhã, no instante de silêncio logo após o jantar, nas mil e uma coisas que nos parecem iguais. Mas esse momento existe - um momento onde toda a força das estrelas passa por nós, e que nos permite fazer milagres.
Às vezes, a felicidade é uma bênção - mas geralmente é uma conquista. O instante mágico do dia ajuda-nos a mudar, faz-nos ir em busca dos nossos sonhos. Vamos sofrer, vamos ter momentos difíceis, vamos enfrentar muitas desilusões. Mas tudo isso é passageiro e não deixa marcas. E, no futuro, podemos olhar para trás com orgulho e fé.
Mas pobre de quem teve medo de correr riscos. Porque esse talvez não se decepcione nunca, nem tenha desilusões, nem sofra como aqueles que têm um sonho a seguir. Mas quando olhar para trás - porque olhamos sempre para trás - vai ouvir o seu coração a dizer: «o que fizeste com os milagres que Deus semeou nos teus dias? O que fizeste com os talentos que o teu mestre te confiou? Enterraste-os bem fundo numa cova, porque tinhas medo de perdê-los. Então, esta é a tua herança: a certeza de que desperdiçaste a tua vida.»
Pobre daquele que escuta estas palavras. Porque então acreditará em milagres, mas os instantes mágicos da vida já terão passado."

"Eu podia. Jamais chegaremos a compreender o significado desta frase. Porque em todos os momentos da nossa vida existem coisas que podiam ter acontecido, e acabaram por não acontecer. Existem instantes mágicos que vão passado despercebidos e, de repente, a mão do destino muda o nosso universo."

"Posso ler nos seus olhos. Posso ler no seu coração. Irá apaixonar-se e sofrer."

"A vida ensinou-te muitas coisas.
[...] Ensinou-me que podemos aprender, ensinou-me que podemos mudar - [...] - Mesmo que pareça impossível."

"Qual é a graça de se estar ao lado de alguém que tem medo do desconhecido?"

"O meu coração começou a dar sinais de alarme, os quais não conseguia identificar. A sensação de alegria de momentos antes foi substituída por uma imensa confusão."

"Ninguém consegue mentir, ninguém consegue esconder nada, quando olha olhos nos olhos."

"A inocência deixa o coração aberto para o que há de melhor na vida."

"O mundo dera uma volta inteira e regressava ao seu lugar."

"Durante muito tempo tentei esquecer essa frase, e ela continuava presente. Não posso viver mais com ela. [...] Eu amo-te."

"Às vezes somos possuídos por uma sensação de tristeza que não conseguimos controlar - dizia ele. - Percebemos que o instante mágico daquele dia passou e nada fizemos. Então, a vida esconde a sua magia e a sua arte.
Temos que dar ouvidos à criança que fomos um dia e que ainda existe dentro de nós. Essa criança percebe de instantes mágicos. Podemos sufocar o seu pranto, mas não podemos calar a sua voz.
Essa criança que fomos um dia continua presente. Bem-aventurados os pequeninos, porque deles é o reino dos céus.
Se não nascermos de novo, se não tornarmos a olhar a vida com a inocência e o entusiasmo da infância, viver não terá mais sentido.
Existem muitas maneiras de se cometer suicídio. Os que tentam matar o corpo, ofendem a lei de Deus. Os que tentam matar a alma, também ofendem a lei de Deus, embora o crime seja menos visível aos olhos do homem.
Prestemos atenção ao que nos diz a criança que temos guardada no peito. Não nos envergonhemos por causa dela. Não vamos deixar que ela tenha medo, porque está só e quase nunca é ouvida.
Vamos permitir que ela tome um pouco as rédeas da nossa existência. Essa criança sabe que um dia é diferente do outro.
Vamos fazer com que ela se sinta amada novamente. Vamos agradar-lhe - mesmo que isso signifique agir de uma maneira a que não estamos acostumados, mesmo que isso pareça uma tolice aos olhos dos outros.
Lembrem-se que a sabedoria dos homens é a loucura diante de Deus. Se ouvirmos a criança que temos na alma, os nossos olhos tornarão a brilhar. Se não perdermos o contacto com essa criança, não perderemos o contacto com a vida."

"De repente, a vida entregou-me à vida. E eu não sentia culpa, medo ou vergonha."

"Existem momentos em que é preciso correr riscos, dar passos loucos."

"Quem não trabalha, não come."

"Isto é um sonho. Vai acabar.
Mas por quanto tempo poderei prolongar este sonho?"

"Podia passar um ano inteiro a viver de recordações."

"Há anos que a gaveta da memória continha poucas personagens, e sempre as mesmas histórias para acompanhar."

"Não existia aquele amor. Não podia existir tal amor, excepto nos contos de fadas.
Porque na vida real, o amor precisa ser possível. Mesmo que não haja uma retribuição imediata, o amor só consegue sobreviver quando existe a esperança - por mais distante que seja - de que conquistaremos a pessoa amada.
O resto é fantasia"

"Aquele que é sábio, só é sábio porque ama. E aquele que é tolo, só é tolo porque pensa que pode entender o amor."

"Quem ama precisa saber perder-se, precisa de saber encontrar-se."

"Quem é capaz de domar o seu coração, é capaz de conquistar o mundo."

"Gostaria de não controlar o meu coração."

"Se amar fosse fácil, eu estaria abraçada a ele e a letra da música cantaria uma história que é a nossa história."

"Vamos sair e voar. Dentro das minhas condições."

"Cansada dos meus dias iguais."

"Não preciso de medos novos - bastam os que já tenho."

"Eu sei que o amor e as represas são iguais: se se deixa uma brecha por onde um fio de água se possa meter, aos poucos ele vai rebentando as paredes e chega um momento em que ninguém consegue mais controlar a força da correnteza.
Se as paredes desmoronam, amor toma conta de tudo; já não interessa o que é possível ou o que é impossível, não interessa se podemos ou não manter a pessoa amada ao nosso lado - amar é perder o controlo.
Não, não posso deixar uma brecha por menor que seja."

"O amor é cheio de armadilhas. Quando se quer manifestar, mostra apenas a sua luz - e não nos permite ver as sombras que essa luz provoca."

"Tem medo de ouvir o que não quer ouvir por isso não vai adiante, não toca no assunto."

"Não existe nada mais profundo que o amor. Nos contos infantis, as princesas beijam os sapos e eles transformam-se em príncipes. Na vida real, as princesas beijam os príncipes e eles transforma-se em sapos."

"Sem que seja necessário um beijo, a princesa transforma-se num sapo."

"O meu coração continua a bater tão fortemente, que tenho medo que ele o oiça."

"Certas pessoas vivem zangadas com alguém, zangadas consigo próprias, zangadas com a vida. Então, elas começam a criar uma espécie de peça de teatro nas suas cabeças, e escrevem o guião de acordo com as suas frustrações."

"A princesa tornou-se um sapo. Que importância tem isso? A quem preciso eu de provar o que quer que seja, se não estou à procura de nada - nem homem, nem amor?
«Eu já sabia», penso. «Sabia que ia desequilibrar o meu mundo. O meu cérebro avisou-me - e o meu coração não quis seguir o conselho.»"

"Não quero abrir mão desta paz."

"Ouve mais o teu coração."

"Admiro a luta que travas com o teu coração."

"Sei que tu não me amas [...] mas vou lutar por isso [...] - existem coisas na vida pelas quais vale a pena lutar até ao fim.
[...] Tu vales a pena."

"Sentia-me um sapo, mas agora volto a ser uma princesa."

"Todo o sapato novo incomoda. A vida não é diferente: apanha-nos desprevenidos e obriga-nos a caminhar para o desconhecido - quando não queremos, quando não precisamos."

"Estou a ficar louca."

"Já lutei e venci o meu coração há muito tempo. Não me vou apaixonar pelo impossível.
Eu conheço os meus limites e a minha capacidade de sofrer."

"Achei que tinha perdido o meu caminho. E não era bem assim: na verdade, eu tinha-o reencontrado."

"Pedi a Deus que lavasse a minha alma da tensão e do medo."

"Se Deus é amor devia ter cuidado melhor dos meus sentimentos."

"A Virgem entende o mistério da entrega total - continuou ele. E, por ter amado e sofrido, libertou-nos da dor. Da mesma maneira que Jesus nos libertou do pecado."

"Fé e amor não se discutem."

"Há quanto tempo ninguém me trata assim."

"Existem derrotas. Mas ninguém escapa delas. Por isso, é melhor perder alguns combates na luta pelos seus sonhos, que ser derrotado sem sequer saber porque está lutando."

"Os medos, a insegurança, a vontade de não ver tudo o que é maravilhoso - porque amanhã pode acabar e vamos sofrer.
Os Deuses jogam dados e não perguntam se queremos participar no jogo. Não querem saber se deixámos um homem, uma casa, um trabalho, uma carreira, um sonho. Os Deuses não ligam para o facto de que temos uma vida onde cada coisa tem o seu canto, onde cada desejo pode ser conseguido com trabalho e persistência. Os Deuses não levam em conta os nossos planos, as nossas esperanças; em algum lugar do universo, eles jogam os dados - e você, por acaso, é escolhida. A partir daí, ganhar ou perder é uma questão de chance.
Os Deuses jogam os dados e libertam o amor da sua jaula. A força que pode criar ou destruir - dependendo da direcção em que o vento soprava no momento em que ela saiu da prisão."

"O universo ajuda-nos sempre a lutar pelos nossos sonhos, por mais idiotas que possam parecer. Porque são os nossos sonhos, e só nós sabemos quanto custa sonhá-los."

"Amar é perigoso."

"Amar é como uma droga. No princípio vem a sensação de euforia, de total entrega. Depois, no dia seguinte, tu queres mais. Ainda não te viciaste, mas gostaste da sensação e achas que podes mantê-la sobre controlo. Pensas durante dois minutos nela e esqueces por três horas.
Mas aos poucos, acostumas-te com aquela pessoa, e passas a depender completamente dela. Então pensas por três horas e esqueces por dois minutos. Se ela não está por perto, experimentas as mesmas sensações que os viciados têm quando não conseguem arranjar droga. Nesse momento, assim como os viciados roubam e se humilham para conseguir o que precisam, tu estás disposto a fazer qualquer coisa pelo amor."

"Só devemos amar quem podemos ter por perto."

"É um silêncio que fala. Um silêncio que me diz que não precisamos de explicar coisas um ao outro."

"O amor é um caminho complicado [...] Porque nesse caminho, ou as coisas nos levam ao céu, ou nos lançam no inferno."

"Uma das faces de Deus é a face de uma mulher."

"O homem a meu lado tem a alma cheia de conflitos."

"Em silêncio enquanto os corações falavam entre si."

"É desnecessário conversar sobre o amor, porque o amor tem a sua própria voz e fala por si só."

"O amor é sempre novo. Não importa que amemos uma, duas, dez vezes na vida - estamos sempre diante de uma situação que não conhecemos. O amor pode levar-nos ao inferno ou ao paraíso, mas leva-nos sempre a algum lugar. É preciso aceitá-lo, porque ele é o alimento da nossa existência. Se nos recusamos, morremos de fome, enquanto vemos os ramos carregados da árvore da vida, sem coragem para estender a mão e colher os frutos. É preciso procurar o amor onde ele estiver, mesmo que isso signifique horas, dias, semanas de decepção e tristeza.
Porque no preciso momento em que partirmos em busca do amor, também ele parte ao nosso encontro.
E salva-nos."

"Eu sabia que a partir daquele momento iria conhecer os céus e os infernos, a alegria e a dor, o sonho e o desespero, e que não podia mais conter os ventos que sopravam dos cantos escondidos da alma. Eu sabia que a partir daquela manhã o amor ia guiar-me."

"Eu precisava de um amor possível."

"Julguei que o coração de mulher madura era capaz de controlar o coração de menina que tanto lutou para encontrar o seu príncipe encantado."

"Voltei a ouvir a voz da menina que fui, da princesa que tinha medo de amar e perder."

"Tentei ignorar a voz do coração, mas ela foi ficando cada vez mais forte."

"No canto mais escondido da minha alma, eu ainda existia, e ainda acreditava em sonhos."

"Abri a janela e o coração. O sol inundou o quarto e o amor inundou a minha alma."

"A felicidade é algo que se multiplica quando se divide."

"Mil vezes senti vontade de segurar na mão dele e mil vezes fiquei quieta, sem fazer nada. Estava um pouco confusa - queria dizer que o amava e não sabia como começar."

"O amor nunca vem aos poucos."

"No dia anterior, o mundo tinha sentido sem que ele estivesse presente. Agora, eu precisava que ele estivesse ao meu lado para poder ver o verdadeiro brilho das coisas."

"A verdade está sempre onde existe a fé."

"Deus é o mesmo, embora tenha mil nomes; mas tu precisas escolher um nome para O chamar."

"O superior dizia-me que, se eu acreditasse que sabia, acabava por saber."

"Muitas vezes, quando converso com alguém e me entusiasmo com certo assunto, acabo por dizer coisas que nunca pensei antes. Parece que canalizo uma inteligência que não é minha e que sabe da vida muito mais do que eu."

"Nós somos a nossa grande surpresa."

"Era dura porque era fraca, era fria porque tinha medo."

"Eu era melhor do que pensava, mais forte do que julgava ser."

"Seja feita a vossa vontade, senhor. Porque tu conheces a fraqueza do coração dos teus filhos e só entregas a cada um o fardo que ele pode carregar. Que tu entendas o meu amor - porque ele é a única coisa que tenho de realmente meu, a única coisa que poderei carregar para a outra vida. Faz com que ele se conserve corajoso e puro, capaz de continuar vivo, apesar dos abismos e das armadilhas do mundo."

"O meu coração estava vivo, ainda era capaz de amar."

"A minha alma, porém, estava tranquila e o meu coração estava em paz."

"Ela tinha amado para além da própria compreensão."

"Dei-me conta de que, tanto eu como ele, queríamos prender as nossas almas no mesmo destino."

"Deus, tento recuperar a minha fé. Não me abandones no meio de uma história como esta."

"Todos os caminhos do mundo me levam de volta a ti."

"Só quem é feliz pode espalhar a felicidade."

"Um ser humano dividido não consegue enfrentar a vida com dignidade."

"Era como se os sinos tocassem e o céu se abrisse."

"O meu coração não precisava de sofrer mais."

"Se a dor tiver que vir, que venha rápido, porque tenho uma vida pela frente e preciso de a viver da melhor maneira possivel. Se ele tem que fazer alguma escolha, que a faça logo. Então, eu espero-o. Ou esqueço-o.
Esperar dói. Esquecer dói. Mas não saber que decisão tomar é o pior dos sofrimentos."

"O meu coração tinha muitas dúvidas e precisava de respostas."

"Durante anos eu lutara contra o meu coração, porque tinha medo da tristeza, do sofrimento, do abandono. Sempre soubera que o verdadeiro amor estava acima de tudo isso e que era melhor morrer do que deixar de amar."

"Mesmo que isso significasse partida, solidão, tristeza, o amor valia cada centavo do seu preço."

"O amor descobre-se através da prática de amar."

"O amor não faz muitas perguntas, porque, se começamos a pensar, começamos a ter medo. É um medo inexplicável, nem adianta tentar colocá-lo em palavras.
Pode ser o medo de ser desprezada, de não ser aceite, de quebrar o encanto. Parece ridiculo, mas é assim. Por isso não se pergunta - faz-se."

"Estou a descobrir outra vez o amor. e isso leva tempo."

"Não fiques triste. Porque um dia irás encontrar um homem. Alguém que tu possas amar sem riscos."

"Não quero mais falar com as minhas próprias trevas."

"Uma queda do terceiro andar magoa tanto quanto uma queda do centésimo andar.
Se eu tiver que cair, que caia de lugares bem altos."

"O destino é curioso: quase ninguém que eu conheço casou com o primeiro amor da sua vida."

"Se uma pessoa nos quer, todos nos querem. No entanto, se estamos sozinhos ficamos mais sozinhos ainda. É estranha a vida."

"Esperar. Esta foi a primeira lição que aprendi sobre o amor."

"Os seus anjos velam enquanto dormimos e ajudam-nos eenquanto trabalhamos. Para encontrar Deus basta olhar à nossa volta."

"Se admitirmos para nós mesmos que Deus nos criou para a felicidade, teremos que assumir que tudo aquilo que nos leva para a tristeza e para a derrota é a nossa culpa.
Por isso, matamos sempre Deus. Seja na Cruz, no fogo, o exilio, ou no nosso coração."

"Sabe que o amo e que este amor cresce a cada minuto. Nós descobrimos juntos o mundo e juntos permanecemos nele. Ele esteve presente em todos os dias da minha vida - querendo ou não."

"Ser capaz de dominar o corpo é ser capaz de dominar o espirito."

"O mundo vive um momento em que muita gente está a receber a mesma ordem.
Siga os seus sonhos, transforme a sua vida num caminho que leva a Deus. Realize os seus milagres. Cure. Faça profecias. Oiça o seu anjo da guarda. Transforme-se. Seja um guerreiro e seja feliz no seu combate.
Corra os seus riscos."

"Ainda acredita que o amor pode vencer."

"Hoje estou decidida a largar tudo isso e seguir o homem que eu amo."

"O amor nunca afastou ninguém dos seus sonhos.
Que eu seja companheira e aliada do homem que amo. Que ele faça tudo o que tem a fazer - a meu lado."

"Quanto mais nos aproximamos de Deus através da fé, mais simples ele se torna. E quanto mais simples ele se torna, mais forte é a sua presença."

"Não importa o que façamos - tudo nos pode levar à experiência do amor de Deus."

"Tinha de pagar um preço: a iniciativa. Porque a mulher paga o preço mais alto: a entrega."

"Todos nós passamos por isso, e acumulamos cicatrizes."

"Naquele minuto de beijo estava o resumo da minha vida, da vida dele, da vida de qualquer pessoa que espera, sonha e busca o seu caminho debaixo do sol.
Naquele minuto de beijo estavam todos os momentos de alegria que vivi."

"Prometi a mim mesma. Não iria perdê-lo nunca."

"Preciso queimar as pontes que me ligam á mulher que fui."

"Memórias antigas parecem mais vivas do que as lembranças recentes."

"O mundo muda, e nós mudamos com ele."

"Saber que nenhum dia era igual ao outro e que cada manhã tinha o seu milagre especial, o seu momento mágico, onde velhos universos se destruiam e novas estrelas se criavam."

"Estas dores não magoam."

"Obrigada, Senhor [...], porque eu era uma ovelha perdida e tu trouxeste-me de volta. Porque o amor não habitava mais no meu coração e tu devolveste-me essa graça."

"O homem que - sem querer - tinha esperado por toda a minha vida."

"Nunca podemos julgar a vida dos outros, porque cada um sabe da sua própria dor renúncia. Uma coisa é tu achares que estás no caminho certo; outra é achares que o teu caminho é único."

"A tristeza está sempre à espera no fim da história."

"Jesus disse: deixe que os mortos enterrem os mortos. Porque ele sabe que a morte não existe. A vida já existia antes de nascermos e continuará a existir depois de deixarmos este mundo. [...] O mesmo se passa com o amor. Já existia antes e continuará para sempre."

"Todas as histórias de amor têm muita coisa em comum. Eu também passei por isso, em algum momento da minha vida. Mas não me lembro. Lembro-me de que o amor tornou a voltar, sob a forma de um novo homem de novas esperanças, de novos sonhos."

"Quem sabe não seria uma boa ideia deixar nas suas águas o sofrimento."

"O mais difícil tinha passado - embora a saudade permanecesse."

"O coração dava saltos, tentava libertar-se do meu peito e correr ao encontro dele. Mas eu não deixava."

"Ficarei sentado ao teu lado, enquanto tu estiveres diante deste rio. E se fores dormir, dormirei em frente à tua casa. E se tu viajares para longe, eu seguirei os teus passos.
Até que tu me digas: vai-te embora. Então, irei. Mas hei-de amar-te para o resto da minha vida."

"O teu amor salva-me e devolve-me aos meus sonhos."

"Os sonhos dão trabalho."

Nenhum comentário:

Postar um comentário